quinta-feira, 30 de junho de 2011

Brincadeiras de Roda

Foram muitas as brincadeiras de rodas que vizemos e não sei se vou me recordar de todas, mas aqui vão as que mais me marcaram.

Jeep do Padre: Fizemos essa brincadeira la no Horto Florestal e é uma roda bastante bacana por apresentar uma coreografia própria não só com os movimentos mas também com sons ditos pelos alunos, representando aquilo que a música dizia que acontecia com o carro do padre. A letra era mais ou menos assim:

O jipe do padre fez um furo no pneu
O jipe do padre fez um furo no pneu
O jipe do padre fez um furo no pneu
Colamos com chiclete

“Bórbuleta”:  No mesmo dia fizemos essa cantiga de roda, onde haviam varios tipos de borbuletas – era uma triste, outra alegre – e a vez de cada uma faziamos um movimento que representasse aquela personalidade da borbuleta da vez. Lembro que conversamos sobre a parte em que a borboleta se tornara gay e se isso era ou não positivo para as crianças. É uma canção de roda bastante divertida!
“Eu vou andar de Trem”: Fizemos também esta do trem, que a cada rodada se colocava um elemento a mais na posição, ficando cada vez mais esquizito e engraçado. Essa aqui era a letra da brincadeira:

“Eu vou andar trem,e você vai também!
Só falta comprar a
2x Passagem do velho trem
PAROU !
todos: PAROU!
MÃOZINHA PRÁ FRENTE
e tchu tchu tcha
e tchu tchu tchá
e tchu tchu tchá
tchá tchá”


Atirei o Pau no Gato”: Essa aqui dispensa comentarios e creio que essa brincadeira é conhecida por gerações. Bem simples mas mesmo assim bastante divertida. Porém tem recebido algumas criticas pela sua letra, que contém “atos de violencia contra animais”. Pelo menos foi o que falaram la no dia.

“Atirei o páu no gato tô tô 
Mas o gato tô tô 
Não morreu reu reu 
Dona Chica cá 
Admirou-se se 
Do berro, do berro que o gato deu 
Miau”

Nenhum comentário:

Postar um comentário